quarta-feira, 28 de setembro de 2011

 

'Garotas são loucas,
se fossem vendidas em frascos,
viria rotulado:
contém 1 drama.'

"Algumas pessoas se destacam para nós (...) Não importa quando as encontramos no nosso caminho. Parece que estão na nossa vida desde sempre e que mesmo depois dela permanecerão conosco. É tão rico compartilhar a jornada com elas que nos surpreende lembrar de que houve um tempo em que ainda não sabíamos que existiam. É até possível que tenhamos sentido saudade mesmo antes de conhecê-las. O que sentimos vibra além dos papéis, das afinidades, da roupa de gente que usam. Transcende a forma. Remete à essência. Toca o que a gente não vê. O que não passa. O que é (...) Com elas, o coração da gente descansa. Nós nos sentimos em casa, descalços, vestidos de nós mesmos. O afeto flui com facilidade rara. Somos aceitos, amados, bem-vindos, quando o tempo é de sol e quando o tempo é de chuva. Na expressão das nossas virtudes e na revelação das nossas limitações. Com elas, experimentamos mais nitidamente a dádiva da troca nesse longo caminho de aprendizado do amor."

'Pra não pensar na falta, eu me encho de coisas por aí. Me encho de amigos, bares, charmes, possibilidades, livros, músicas, descobertas solitárias e momentos introspectivos andando ao Sol... E todo esse resto de coisas deixa ao pouco de ser resto, e passa a ser minha vida'.

'Ou me quer e vem, ou não me quer e não vem
Mas que me diga logo pra que eu possa desocupar o coração.'


'Vou levando assim, que o acaso é amigo do meu coração.'


"Quem diria que viver ia dar nisso?"

"Uma das mais saborosas sensações de liberdade
que eu conheço é flagrar meu coração feliz sem
 precisar de nenhum motivo aparente."

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pacto silencioso...

"...Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois."
Iaggo Oliveira, hoje, dia 28 de setembro, me fez a mulher mais feliz do mundo.

Ele diz: Eu TE amo!

Strip-tease...



 
Chegou no apartamento dele por volta das seis da tarde e sentia um nervosismo fora do comum. Antes de entrar, pensou mais uma vez no que estava por fazer.  Seria sua primeira vez. Já havia roído as unhas de ambas as mãos. Não podia mais voltar atrás.  Tocou a campainha e ele, ansioso do outro lado da porta, não levou mais do que dois segundos para atender. Ele perguntou se ela queria beber alguma coisa, ela não quis. Ele perguntou se ela queria sentar, ela recusou. Ele perguntou o que poderia fazer por ela. A resposta: sem preliminares. Quero que você me escute, simplesmente. Então ela começou a se despir como nunca havia feito antes.

Primeiro tirou a máscara:
"Eu tenho feito de conta que você não me interessa muito, mas não é verdade. Você é a pessoa mais especial que já conheci. Não por ser bonito ou por pensar como eu sobre tantas coisas, mas por algo maior e mais profundo do que aparência e afinidade. Ser correspondida é o que menos me importa no momento: preciso dizer o que sinto".

Então ela desfez-se da arrogância:
"Nem sei com que pernas cheguei até sua casa, achei que não teria coragem. Mas agora que estou aqui, preciso que você saiba que cada música que toca é com você que ouço, cada palavra que leio é com você que reparto, cada deslumbramento que tenho é com você que sinto. Você está entranhado no que sou, virou parte da minha história."

Era o pudor sendo desabotoado:
"Eu beijo espelhos, abraço almofadas, faço carinho em mim mesma tendo você no pensamento, e mesmo quando as coisas que faço são menos importantes, como ler uma revista ou lavar uma meia, é em sua companhia que estou".

Retirava o medo:
"Eu não sou melhor ou pior do que ninguém, sou apenas alguém que está aprendendo a lidar com o amor, sinto que ele existe, sinto que é forte e sinto que é aquilo que todos procuram. Encontrei".

Por fim, a última peça caía, deixando-a nua:
"Eu gostaria de viver com você, mas não foi por isso que vim. A intenção é unicamente deixá-lo saber que é amado e deixá-lo pensar a respeito, que amor não é coisa que se retribua de imediato, apenas para ser gentil. Se um dia eu for amada do mesmo modo por você, me avise que eu volto, e a gente recomeça de onde parou, paramos aqui".

E saiu do apartamento sentindo-se mais mulher do que nunca.
Se não era amor, era da mesma família. Pois sobrou o que sobra dos corações abandonados. A carência. A saudade. A mágoa. Um quase desespero, uma espécie de avião em queda que a gente sabe que vai se estabilizar, só não se sabe se vai ser antes ou depois de se chocar contra o solo. Eu bati a 200 km por hora e estou voltando á pé pra casa, avariada. Eu sei, não precisa me dizer outra vez. Era uma diversão, uma paixonite, um jogo entre adultos. Talvez este seja o ponto. Talvez eu não seja adulta o suficiente para brincar tão longe do meu pátio, do meu quarto, das minhas bonecas. Onde é que eu estava com a cabeça, de acreditar em contos de fada, de achar que a gente muda o que sente, e que bastaria apertar um botão que as luzes apagariam e eu voltaria a minha vida satisfatória, sem seqüelas, sem registro de ocorrência? Eu não amei aquele cara. Eu tenho certeza que não. Eu amei a mim mesma naquela verdade inventada. Não era amor,era uma sorte. Não era amor, era uma travessura. Não era amor, eram dois travesseiros. Não era amor, eram dois celulares desligados. Não era amor, era de tarde. Não era amor, era inverno. Não era amor, era sem medo. NÃO ERA AMOR, ERA MELHOR"



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"...Aí teve aquela cena também. De quando eu fui te dar tchau só com a manta branca e o cabelo todo bagunçado. E você olhou do elevador e me perguntou: não to esquecendo nada? E eu quis gritar: tá, tá esquecendo de mim. E você depois perguntou: não tem nada meu aí? E eu quis gritar: tem, tem eu. Eu sempre fui sua. Eu já era sua antes mesmo de saber que você um dia não ia me querer. Mas a gente combinou que não era amor.... E eu vou continuar me fantasiando de não amor, só pra você poder me vestir e sair por aí com sua casca de não amor...Porque no nosso contrato, tomamos cuidado em escrever com letras maiúsculas: NÃO EXISTE NINGUÉM AQUI DENTRO.
Mas quando, de vez em quando, o seu ninguém colocar ali, meio sem querer, a mão no meu joelho, só para me enganar que você é meu dono. Só para enganar o cara da mesa ao lado que você é meu dono. Eu vou deixar. Vai que um dia você acredita.”


‎"Eu tenho uma espécie de dever, de dever de sonhar,
 de sonhar sempre, pois sendo mais do que uma espectadora 
de mim mesma, eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
 E assim me construo a ouros e sedas, em salas supostas,
invento palco, cenário para viver meu sonho entre luzes brandas
 e músicas invisíveis."

Mas eu não posso reclamar. É, não posso reclamar. Mas eu queria reclamar, conversar, entender, decidir. Ou então gritar, berrar, rugir, enlouquecer até você verbalizar uma improbabilidade tal como "garota, cala essa boca lotada de marimbondos e pequenas palavras mal escolhidas e vê se escuta isso: eu amo você demais". Como fazem nas histórias da locadora que não temos paciência de assistir, porque no fim a gente fica sabendo que assim como amar, ser amado também é uma coisa que se aprende. E hoje, isso de amor é muito blá. Cansei de caçar seus verbos soltos, escudos de quem acha que tem o gênio indomável sabendo que não passa de um daqueles que enguiçam a raça humana. Se quiser vir, que seja sem esse egoísmo tão “século-vinte-um” de trilhar caminhos pela metade, escapar pelos canteiros e me deixar falando pelos cantos. Se for pra calar minha boca, vem. Se for pra reescrever minha vida, vem. Mas que seja à caneta."


'Ela deixou que a mão dele descesse até abaixo da cintura dela. E numa batida mais forte da percussão, num rodopio, girando juntos, ela pediu:
Deixa eu cuidar de você.
Ele disse:
— Deixo.'

Amanhã 
é dia 
de nascer
de novo.
"Eu quis tanto ser a tua paz, quis tanto que você fosse o meu encontro. Quis tanto dar, tanto receber. Quis precisar, sem exigências. E sem solicitações, aceitar o que me era dado. Sem ir além, compreende? Não queria pedir mais do que você tinha, assim como eu não daria mais do que dispunha, por limitação humana. Mas o que tinha, era seu. "


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

“E te imagino em
poses e sorrisos
voz grave e cabelos desgrenhados, 
preso nas minhas fantasias mais loucas 
e movimentadas.”


“Só que agora você deve estar, sei lá, pegando uma outra garota pra levar ao cinema. E tudo bem por mim, sério mesmo. Sei bem que você sabe que a tal não merece mais que uns pacotes de pipoca, restaurante, beijos no carro. Posso imaginar como ela vai dizer, sei lá, me liga. E você vai responder com seu velho e irritante a-hã. Sabendo que não vai ligar. Não porque é um cara ruim, mas pela recorrente sensação de que acabou de largar em casa um quebra-cabeças de três mil peças que, olhando o modelo na caixa, talvez até valha o trabalho de montar. Mas, poxa vida, são três mil peças. E você detesta montar coisas.”



“Não importa quantas moedas você joga na fonte, 
ou o número de dedos que você cruza. 
Se não é pra ser, não vai ser.”

“Onde, afinal, é o melhor lugar do mundo
Meu palpite: dentro de um abraço.”



“Que o teu afeto me afetou é fato.”
“Exagero?
Ah, não sei não… estou numa época que prefiro um bom sapato à um… homem mais ou menos. Pelo menos sapato aumenta minha autoconfiança e eu sei exatamente aonde ele irá me machucar!”
 


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de Stembro...

'Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.'


'Cultive, cuide, queira bem, o resto vem.'
'E se existisse um botão na cabeça que mudasse a cor dos nossos olhos, e outro no coração que apagasse sentimentos tristes, será que seria tão bom ou seria o fim do castanho e de todas as histórias de amor?'

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Hoje não choro mais...

'Ontem chorei. Por tudo que fomos. Por tudo o que não conseguimos ser. Por tudo que se perdeu. Por termos nos perdido. Pelo que queríamos que fosse e não foi. Pela renúncia. Por valores não dados. Por erros cometidos. Acertos não comemorados. Palavras dissipadas.Versos brancos. Chorei pela guerra cotidiana. Pelas tentativas de sobrevivência. Pelos apelos de paz não atendidos. Pelo amor derramado. Pelo amor ofendido e aprisionado. Pelo amor perdido. Pelo respeito empoeirado em cima da estante. Pelo carinho esquecido junto das cartas envelhecidas no guarda- roupa. Pelos sonhos desafinados, estremecidos e adiados. Pela culpa. Toda a culpa. Minha. Sua. Nossa culpa. Por tudo que foi e voou. E não volta mais, pois que hoje é já outro dia. Chorei.'

Feliz Aniversário minha Flor!

"Amarra o teu arado a uma estrela
E os tempos darão
Safras e safras de sonhos
Quilos e quilos de amor"

- Gilberto Gil -  



Logo ao amanhecer fiquei pensando no que te escrever no dia de hoje...aí pensei, pensei. Algumas coisas vieram à mente, mas logo me questionei: Quanto anos Alene faz hoje?! E não soube me responder...Isso seria falta de sintonia, convivência, amizade?! Não..nunca será. Isso na verdade será sempre o que menos irá importar em um dia como hoje. Na verdade a nossa idade é essa que vivemos: a Idade de ser Feliz! É nessa época que sonhamos e fazemos planos e o melhor de tudo, ter energia o suficiente para realizá-los com Força e Fé, sempre! É nessa idade que temos que viver apaixonadamente e se encantar com a vida, sem culpas, apenas “Deixando o vento soprar”.
Você sabe que te desejo um monte de coisas lindas, não só hoje, mas todos os dias ao deitar e ao acordar, desejo a vocês ‘que fazem meu coração descansar’ todo encanto que há nesse mundão de meu Deus!
Então, desejo-te sonhos realizados e os que não forem realizados, não desanime, deixe-os guardadinhos, sem deixá-los de sonhar, eles um dia lhe serão muito útil. Que possamos comemorar muitas datas dessa ainda pela frente e sair muitos sábados (não só sábados, rsrsr...) e que muitas dessas saídas sirva de inspiração para novos e novos contos! Sei lá o que te desejar mais...talvez que você continue sendo a ‘pior de todas’, a mãezona de todas, a amiga de todas!
Enfim, te desejo muito desses sorrisos aí que você divide conosco diariamente (mesmo que a rotina ainda teime em nos afastar durante a semana), muito amor pra distribuir nos corações que desaprenderam a amar, paz para quem precisa dela para viver melhor...Há! Que esse dia Seja Doce, que todos os dias sejam Doces para você.

Ps.: Sei que isso é dito na maioria das vezes em uma sequência bem clichê, mas tenho que continuar dizendo: Eu amo Você! Ou melhor, nós AMAMOS VOCÊ.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011





'Não sou sempre flor. Às vezes espinho me define tão melhor. Mas só espeto os dedos de quem acha que me tem nas mãos.'
"Mas o melhor do abraço não é a ideia dos braços facilitarem o encontro dos corpos. O melhor do abraço é a sutileza dele. A mística dele. A poesia. O segredo de literalmente aproximar um coração do outro para conversarem no silêncio que dá descanso à palavra. O silêncio onde tudo é dito sem que nenhuma letra precise se juntar à outra. O melhor do abraço é o charme de fazer com que a eternidade caiba em segundos. A mágica de possibilitar que duas pessoas visitem o céu no mesmo instante."


'Sereno é quem tem a paz de estar em par com Deus.'






'Eu sei é um doce te amar, o amargo é querer-te para mim.'
'Quem um dia irá dizer
Que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer
Que não existe razão?'

- Legião Urbana -

'Tornar um amor real e expulsa-lo de você,
para que ele possa ser de alguém!"



"Quero uma vida azul-piscina!"
"Fui feliz. Fui triste. Te perdi. Me encontrei. Assim é a vida. "
'Ou talvez... um beijo teu
Que me empreste a alegria
Que me faça juntar
Todo resto do dia.'


'Pode invadir ou chegar com delicadeza, mas não tão devagar que me faça dormir. Não grite comigo, tenho o péssimo hábito de revidar. Acordo pela manhã com ótimo humor mas permita que eu escove os dentes primeiro. Toque muito em mim, principalmente nos cabelos e minta sobre minha nocauteante beleza. Tenho vida própria, me faça sentir saudades, conte algumas coisas que me façam rir, mas não conte piadas e nem seja preconceituoso, não perca tempo, cultivando este tipo de herança de seus pais. Viaje antes de me conhecer, sofra antes de mim para reconhecer-me um porto, um albergue da juventude. Eu saio em conta, você não gastará muito comigo. Acredite nas verdades que digo e também nas mentiras, elas serão raras e sempre por uma boa causa. Respeite meu choro, me deixe sózinha, só volte quando eu chamar e, não me obedeça sempre que eu também gosto de ser contrariada. (Então fique comigo quando eu chorar, combinado?). Seja mais forte que eu e menos altruísta! Não se vista tão bem, gosto de camisa para fora da calça, gosto de braços, gosto de pernas e muito de pescoço. Reverenciarei tudo em você que estiver a meu gosto: boca, cabelos, os pelos do peito e um joelho esfolado, você tem que se esfolar as vezes, mesmo na sua idade. Leia, escolha seus próprios livros, releia-os. Odeie a vida doméstica e os agitos noturnos. Seja um pouco caseiro e um pouco da vida, não de boate que isto é coisa de gente triste. Não seja escravo da televisão, nem xiita contra. Nem escravo meu, nem filho meu, nem meu pai. Escolha um papel para você que ainda não tenha sido preenchido e o invente muitas vezes.
Me enlouqueça uma vez por mês mas, me faça uma louca boa, uma louca que ache graça em tudo que rime com louca: loba, boba, rouca, boca. Goste de música e de sexo, goste de um esporte não muito banal. Não invente de querer muitos filhos, me carregar pra a missa, apresentar sua familia...isso a gente vê depois...se calhar. Deixa eu dirigir o seu carro, que você adora. Quero ver você nervoso, inquieto, olhe para outras mulheres, tenha amigos e digam muitas bobagens juntos. Não me conte seus segredos, me faça massagem nas costas. Não fume, beba, chore, eleja algumas contravenções. Me rapte! Se nada disso funcionar...experimente me amar!'


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

'Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma Flor do nosso jardim e não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.'

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"Eu só aceito a condição de ter você só pra mim.
Eu sei, não é assim, mas deixa eu fingir e rir."



'Por trás de tudo são só quatro letras. É só fonética, morfologia.
Sem acento, substantivo qualquer. Nem verbo não é. AMOR não sabe o que é amar.'
"-Eu tenho. Tenho um milhão de medos presos aqui nessa linha. Se você desligar, sua vida vai seguir. A minha vai ficar contida nesse aparelho eletrônico. Eu já sou contida de tantas maneiras... Na verdade eu só queria te dizer que por mais que o tempo passe, não consigo preencher meus buracos. Eu olho em volta e não procuro nada. Só porque eu sei que não há nada. Só porque eu sei que o nada que eu quero tá longe de mim. É tudo um enorme, frio e presente nada. Um vazio do tamanho da minha quase existência. Eu quase existo, sabia? Afinal, quem existe por inteiro? Eu não. Eu sou metade amada (porque ninguém me assume por inteiro); metade interessante (porque assusto quem eu quero aproximar e frustro os que ignoram minha muralha); metade culpada (porque ninguém tem obrigação de me amar de verdade quando eu crio bloqueios tristes e vazios). Se você quiser desligar, tudo bem. Eu só tava fazendo drama. Claro que eu vou sobreviver, né? Nunca precisei de uma ligação pra me manter inteira. Mas me diz, e você, tá bem?"


'Tenho juízo, mas não faço tudo certo, afinal todo paraíso precisa de um pouco de inferno!'



'O tempo não cura tudo.
 Aliás, o tempo não cura nada,
 o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções.'
"Quero inventar o meu próprio pecado
Quero morrer do meu próprio veneno."


"Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô."


'Assim que escurecer vou namorar.
Que mundo ordenado e bom!
Namorar quem?
Minha alma nasceu desposada
com um marido invisível
.'


domingo, 11 de setembro de 2011

Aos 11 de Setembro

'Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça...'


"Me enchi de uma coragem que até então eu desconhecia, a suportei, não tremi, não gelei, nada, absolutamente nada, nem minha voz, nem ela que é tão delicada e doce como se ainda fosse uma criança, desafinou ou tropeçou:
- Amor, tu me ama?

Ele demorou, talvez mais do que eu pudesse ter suportado, era tempo de eu ter vivido e renascido centenas de vezes. Então por um momento, algo gelou, algo deu de voar para longe, e esse algo era uma espécie de esperança e medo, ainda não respondidos:
- Te amo, mas enfim que já é tão tarde...
Depois eu fui desmoronando, até entender que o amor era algo diferente de mim. Que o amor não tem a mesma urgência, a mesma crença e gana que eu tenho de me sentir viva, ou de apenas sentir."


'Sempre chego cedo demais
E já ansiosa pelo o que há de vir;
Ah, eu me esqueço que corro para o fim.'

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

"Venha sem chão me ensina a solidão de ser só dois
Depois te levo pra casa





 

Que o teu laranja é que me faz ficar bem mais"

- Maria Gadú -

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

"Olhe nos meus olhos e diga o que você vê quando eles vêem que você me vê
Olho nos seus olhos e o que eu posso ler, que eles ficam melhores quando eles me lêem
Eu leio as suas cartas, eu vejo a letra, meu Deus que homem forte que me contempla
Sou sua mas não posso ser, sou seu mas ninguém pode saber
Amor eu te proíbo de não me querer
Olho nos seus olhos e sinto que você faz eles brilharem como astro rei
Olhe nos meus olhos e o que você vai ver, seu rosto iluminado a lua de um além
Eu leio as suas asas, borboletas, meu Deus que linda imagem, me atormenta
Sou seu mas eu não posso ser, sou sua mas ninguém pode saber
Amor eu te proíbo de não me querer."

"Comece, ironicamente, seguindo o conselho de quem deixou de te amar: Cuide de você."
'Será que desisti do amor? Que alívio. É um processo que vem se arrastando há uns quatro anos, desde o que chamo de The Big Disaster, agora parece que con-so-li-dou-se. Será que é da idade? Fico ouvindo as pessoas naquele rodenir de ligou?-vou-ligar-não-sei-se-ligo-se-ligar-dizque-saí etc.&etc. e acho de uma pobreza alagoana.'


“Pra falar verdade, às vezes minto
Tentando ser metade do inteiro que eu sinto
Pra dizer às vezes que às vezes não digo
Sou capaz de fazer da minha briga meu abrigo...”
"Olhar preso no meu, perdidamente. Não exijas mais nada.
Não desejo também mais nada, só te olhar, enquanto a realidade é simples, e isto apenas."
'Outro dia parei pra pensar nessa tal espera.
Na mente o retrato,
um fato já gasto:
resquícios do que houvera.
Não se arranca uma saudade do peito,
mas depois que ela se aquieta,
se percebe quem realmente vale apena.'